Rabo de Andorinha
Sendo lindo e resistente desde o Egito

Um encaixe que provou sua resistência construtiva com o decorrer do tempo, os egípcios usavam este encaixe, mostra a beleza do trabalho manual.
O encaixe tem sua grande resistência física no travamento angular no encontro entre as duas peças que está unindo. Em um lado pode se ver os rabos, neste caso nos pés da mesa, que travam os pinos que vem do tampo e ficam presos pelos ângulos.
É com certeza um dos encaixes mais fortes da marcenaria quando se pensa na junção de painéis, além de deixar a mostra neste caso os detalhes construtivos do produto.
Nem sempre foi assim a vida deste encaixe. Durante a história ele era ocultado sempre que possível para deixar a peça mais limpa, como hoje se faz ao esconder parafusos, em frentes de gavetas antigas muitas vezes você verá o rabo de andorinha semioculto, é possível ver os rabos nas laterais da gaveta, mas na frente eles ficam ocultos, as vezes isso era cortado dessa forma na peça final, as vezes a gaveta era construída com rabos de andorinha que atravessam e coberto com um peça final para ocultar os pinos.
Ainda mais complexo na execução e sem sentido para os dias de hoje há o rabo de andorinha oculto em esquadria. Nesse caso a pontas dos painéis recebem rabos as outras pinos e na extremidade há um corta em esquadria, quando montado parece uma caixa feita em esquadria, só que com um encaixe extremamente resistente por dentro, que ninguém irá sequer ver após montado.
Quanto aos ângulos usados podem variar muito, historicamente se tem encaixes cortados com ângulos muito fechados até quase perpendicular ao topo do madeira.
Artesãos durante os tempos cortaram muitas vezes o rabo de andorinha, fazendo tanto espaçamento quanto angulação no olho, sem marcar nada além da profundidade final do corte.
Não há muitas regras, além é claro, que o encaixe tem que ficar firme.
Minha dica para quem está pensando em que ângulo usar, entre 1:4 e 1:8 qualquer um que agradar seu olho. Agora quanto a espaçamento minha dica é não exagere, desenhe em tamanho real e veja o que mais te agrada.